builderall


Três sinais de que você pode estar em um relacionamento tóxico


Pode ser que você já tenha pensado que relacionamentos tóxicos só existem entre casais, mas, na realidade, existem relações tóxicas entre amigos, com parceiros de trabalho, entre pais e filhos, entre irmãos etc. Pois, o que caracteriza um relacionamento tóxico, é uma dinâmica estabelecida na relação, que subjuga e causa sofrimento significativo para a vida das pessoas envolvidas, independentemente do tipo de vínculo que elas tenham.

Tal dinâmica só se estabelece porque nem sempre quem está dentro de uma relação assim consegue perceber o que acontece. Muitas vezes uma das partes envolvidas cria uma série de argumentos para justificar os maus-tratos: ?ah, mas é só o jeito dele falar?/?ela só é preocupada?/?minha mãe só é exigente para o meu bem?/?é normal essa implicância entre irmãs?. E é claro que em muitos casos esses argumentos serão válidos, mas é preciso observar se a dinâmica da relação é predominantemente aversiva e hostil ou se são momentos pontuais em que, naturalmente, um ou outro se desestabiliza e não consegue regular as próprias emoções.





Sendo assim, para te ajudar a identificar se isso acontece constantemente nas suas relações e, portanto, se elas estão absorvendo um caráter adoecido que precisa ser transformado, esteja atento a três sinais: 


1-     Excesso de ciúmes e controle: ou seja, existe a necessidade de se saber tudo o que acontece na vida da outra pessoa e quando algo não está de acordo com o que a pessoa tóxica quer, há muita briga e cobrança.

2-     Vitimização e culpabilização: acontece quando a pessoa que sofre consegue externar sua insatisfação, mas a pessoa tóxica transforma a situação em algo sobre como ela própria se sente injustiçada, como não é compreendida, e culpa o outro pela sua frustração.

3-     Agressividade e depreciação: não raro a comunicação entre as partes é depreciativa e agressiva. É comum que as falas de quem é tóxico seja para ressaltar aspectos negativos da personalidade do outro e para desvalorizar seus esforços e investimentos, constantemente.


É importante lembrar que aqui eu falo de padrões, que podem estar sendo estabelecidos por atitudes de outras pessoas, mas, também, podem estar operando através de você, ou, ainda, podem acontecer de ambas as partes.

Então, se você ainda não tinha se dado conta do quanto determinado comportamento seu pode estar sendo tóxico para alguém, aproveita a oportunidade e invista em melhorar sua forma de se relacionar. Desse jeito você pode passar a se movimentar para fortalecer seus vínculos importantes em vez de contribuir para a dissolução deles.


Se percebeu em uma dinâmica tóxica? Se quiser conversar mais sobre isso, entra em contato comigo e vamos todos trabalhar para não nos envolvermos em relações que nos fazem mal e não sermos quem faz mal em uma relação.


Psicóloga Amandha Guedes